Inteligência Artificial: o futuro é personalizado e automatizado
ArtigosA inteligência artificial (IA) não é apenas uma tendência, mas uma revolução em curso que está remodelando a maneira como as empresas interagem com clientes, gerenciam processos e inovam em comunicação.
Só que, apesar da solução parecer ideal para marcas, empresas e até mesmo pessoas no que diz respeito à suas ações, é preciso saber, antes de tudo, o que se quer. Do contrário, a ferramenta só vai te entregar um resultado tão bom quanto uma experiência equivocada.
Neste sentido, o texto a seguir vai abordar como a IA está impulsionando mudanças profundas no universo do marketing e do conteúdo inteligente, bem como suas possibilidades em prol do avanço de negócios dos mais diferentes nichos. Confira!
O que é inteligência artificial?
A IA é uma tecnologia capaz de emular o raciocínio humano para resolver problemas diversos, alimentada por grandes volumes de dados (Big Data) e métodos avançados de aprendizado de máquina.
É o motor por trás de ferramentas populares como assistentes virtuais, algoritmos de redes sociais e plataformas generativas como o ChatGPT, que prometem ser tão transformadoras quanto o Google nos anos 2000.
Apesar do foco em bots de conversação, a IA vai muito além. Ela se manifesta em setores como entretenimento, educação e até política, facilitando processos e abrindo portas para inovações impressionantes — e também alguns desafios éticos.
Como a IA está transformando o marketing?
Neste ano, vimos grandes avanços que transformaram o cenário da comunicação e do marketing estratégico para empresas e marcas. E a Inteligência Artificial se consolidou como uma excelente aliada nessa mudança.
Foi ela a substituta essencial no desenvolvimento de conteúdos visuais, agilizando processos e até mesmo auxiliando alguns profissionais da área a otimizarem seu tempo e tarefas de trabalho.
A inovação também permitiu que as marcas entregassem peças personalizadas, ágeis e de alta qualidade, o que até sugeriu que em breve os tais recursos substituiriam a mão de obra humana, o que é bem suspeito, diga-se de passagem, não é mesmo?
Só quem é desse universo sabe o quão desafiador é agradar ao cliente, atingindo determinada demanda, e ainda garantindo que esse resultado, de produto ou serviço, atinja também os objetivos estratégicos.
A IA só tomaria seu trabalho se ela fosse burra!
Sim, parece agressivo, mas não é, é apenas uma verdade: a IA não vai tomar seu trabalho porque ela não fará tudo o que você faz e ela não tem o seu poder de compreensão, por mais ágil que ela seja.
Veja. Questões como briefings feitos por nós, humanos “qualificados”, por exemplo, que geram, em certos casos, confusões, falta de entendimento, equívocos e até mesmo prejuízos ao trabalho realizado e à marca, podem apresentar situações pioradas.
Uma ideia mal explicada pode gerar mil e uma interpretações, e se humanos passam por isso, não seria uma ferramenta de IA que estaria livre, certo? Aliás, você utiliza esses recursos para produzir seus conteúdos? Experimente tentar.
Problemas como falta de banco de dados altamente preparado, diversa e de qualidade é um dos complicadores para a obtenção dos resultados ideais. O que não significa que ela não seja eficiente, mas, sem dúvidas, não é completa.
Neste sentido, fica nítido que também não é determinante a ponto de substituir o trabalho humano. No entanto, ela é, de fato, uma aliada que qualquer profissional precisa utilizar a seu favor, como forma de otimizar seu tempo e aperfeiçoar o conteúdo entregue.
IA: uma aliada dos bons profissionais
Quem realiza trabalhos com a ajuda de inteligência artificial já está no caminho daquilo que o mercado espera: agilidade e precisão dos resultados. E a qualificação e eficácia dos produtos e serviços tendem a ser cada vez mais altas, mas isso é porque há um profissional no comando.
Por isso, preparamos algumas dicas para você aplicar na sua rotina com ela, olha só!
1 - Crie experiências hiperpersonalizadas e contextuais:
- Identifique suas personas e as etapas da jornada de compra.
- Use ferramentas de IA para criar conteúdos que atendam às necessidades específicas de cada segmento.
- Automatize processos para poupar tempo e investir mais em tarefas criativas.
2 - Utilize plataformas como HubSpot ou Copilot para criar relatórios automatizados, e integre a IA em fluxos de trabalho para organizar e interpretar grandes volumes de dados com precisão.
3 - Automatize campanhas de grande escala que ainda assim são personalizadas para cada cliente por meio de ferramentas como RD Station para gerenciar fluxos de nutrição de leads.
4 - Humanize sua marca por meio de storytelling bem feitos que permitam compartilhar experiências de clientes, bastidores da empresa, e uma comunicação que aproxime, fortalecendo valores, confiança e engajamento.
Por fim, invista, sim, em tecnologia, mas como uma aliada e não uma substituta do toque humano. Integrar a IA de forma estratégica, combinando inovação tecnológica com o calor da interação humana permanece como a tendência para quem quer obter sucesso.
Por isso, se você já utiliza IA na sua rotina, e inclusive pensa em substituir alguém da equipe pelo recurso, vai com calma. Afinal, antes de usá-la, primeiro é preciso saber o que quer, e, na maioria das vezes, é um humano capacitado que fará isso da melhor maneira.
Alguma dúvida ou necessidade de uma ajudinha aí na comunicação da sua empresa? Conversa com a gente!