Home Office, um privilégio! (?)
ArtigosMuito já se falava em home office bem antes do COVID-19, como as suas vantagens, a vontade dos trabalhadores em ter o privilégio de trabalhar nesse formato, a adesão de algumas empresas a essa forma e tudo que pode oferecer ao empregador de benefícios.
Muito já se falava em home office bem antes do COVID-19, como as suas vantagens, a vontade dos trabalhadores em ter o privilégio de trabalhar nesse formato, a adesão de algumas empresas a essa forma e tudo que pode oferecer ao empregador de benefícios. Com a chegada do vírus, muitas empresas tiveram que aderir esse formato por tempo indeterminado, visto que muitos empregados já tinham vontade de experimentar esse privilégio.
O trabalho remoto tem seus benefícios reais, como por exemplo, economizar horas de deslocamento, com isso ter um gasto menor no transporte, poder fazer sua própria refeição, estar no conforto de casa, e principalmente ter uma proximidade maior com a família. Mesmo sabendo que nem todos os trabalhos são adequados para serem feitos em casa, para algumas empresas, é muito fácil trabalhar remotamente, há muitos recursos oferecidos na internet para isso, e que não prejudicam o andamento do trabalho.
É muito importante fazer uma autoavaliação diariamente no decorrer desse processo, será que realmente o home office tem todos esses privilégios?
É hora de levantar alguns pontos negativos em trabalhar durante um grande período sem ter uma equipe lado a lado.
Perda da privacidade profissional – Foco
Ter a família por perto pode ser ótimo, porém ser chamado o tempo inteiro para resolver assuntos familiares, pode fazer com que você perca o foco no trabalho e no andamento das atividades que está exercendo, não conseguindo ter o aproveitamento máximo de suas ideias. Em casa há muitos concorrentes para o foco profissional como os filhos, o cachorro, a TV, etc.
Excesso de carga de trabalho
Como seu trabalho é onde você mora há uma grande possibilidade de misturar as coisas. Se estar com a cabeça sempre no trabalho quando voltava para casa já era fácil, estar sempre em casa pode aumentar isso, fazendo com que o trabalho faça parte de sua vida dia e noite.
Indefinição do horário de trabalho
Não haver definição dos horários que começa e termina o expediente, pode ser muito prejudicial, as pausas como refeições podem ser esquecidas, não tendo uma alimentação saudável. A pausa de finalização das atividades pode se estender, quando não há um planejamento, sendo assim, pode-se trabalhar muito mais do que o horário definido e correto diariamente.
Tendência de isolamento social
Não ter aquela conversa com seu colega de trabalho para trocar ideias e principalmente as conversas que fogem de coisas relacionadas ao trabalho, não dar boas risadas com coisas do dia a dia, fazem com que o isolamento social aconteça. As reuniões via Skype nunca vão conseguir substituir totalmente o olho no olho.
Menos atualização profissional
A troca de ideias com os colegas de trabalho ajuda a ter uma atualização profissional diária, pois são troca de experiências, como se fossem pequenos workshops diários.
Quantas vezes ficamos sabemos de um novo aplicativo ou sistema para ajudar no trabalho apenas em uma conversa, ou papos sobre economia e atualidades. Algumas informações são muito bem transmitidas remotamente, mas outras simplesmente se perdem.
Diminuição da moral da equipe
É muito mais difícil manter o espírito de equipe quando cada funcionário está trabalhando em um local. A troca de experiências não é a mesma e algumas atividades que poderiam ser realizadas para motivação, como pequenas confraternizações, não são possíveis.
Isso não quer dizer que trabalhar em casa é uma total negatividade, a maioria das vezes o melhor é dividir o tempo entre casa e o local de trabalho, essa é a solução mais produtiva. Porém, com o isolamento em virtude do COVID-19, por enquanto, não podemos ainda dividir esse tempo. Então, é importante tomar alguns cuidados para que o trabalho remoto não se torne algo prejudicial para a empresa e principalmente para a saúde metal e física do trabalhador.
Dicas para fazer um home office saudável e produtivo
Tenha disciplina com os horários e faça pausas
É importante ter um horário de início, ter horário para refeições e pausas, e principalmente saber a hora de parar. Isso poderá ajudar a ordenar todas as tarefas, tanto as de casa, quanto as profissionais. Você deve trabalhar o suficiente para produzir o necessário naquele dia, e após o horário de término, resguarde a sua saúde mental. Não ultrapasse sempre seus horários!
Tenha um local de trabalho em casa
Escolha um local em casa onde ninguém atrapalhe seu raciocínio, de preferência um local fechado, reservado para seu trabalho. E mantenha esse local sempre limpo e higienizado.
Não procrastine
Só porque a atividade que você deve fazer naquele momento não é legal, não deixe para fazer depois, isso faz parte da disciplina.
Se arrume para trabalhar
Deixe o pijama para a hora de dormir, então sempre esteja preparado para receber uma ligação de vídeo de um cliente. Se arrumar faz parte do processo diário para ir para o local de trabalho, então faça da sua casa esse local.
Comunique-se!
Por mais que você esteja em casa, comunique-se com seus colegas, faça reuniões remotas, ligações e troquem ideias não só sobre o trabalho, mas sobre o dia a dia. Não deixe que o home office se torne um isolamento social.
Por mais que o trabalho remoto tenha muitos pontos negativos, ele pode se tornar muito agradável, porém nada substituirá a relação olho no olho com as pessoas.
Mas nesse momento é importante trabalharmos dessa forma para cuidarmos um do outro, e logo estaremos novamente fazendo muitas reuniões que poderiam ser e-mails.
Escrito por Nicole Merib Adami
QUER FICAR POR DENTRO
DE TUDO O QUE A GENTE FAZ?
Seja viral: como se manter relevante com as mudanças de algoritmo
Por Interativa em 17/03/2023
A cada piscada de olho, somos impactados com alguma mudança no
Quem aqui não reage com gargalhadas àquelas pérolas de uma amiga ou um rostinho piscando pra dizer que concorda com a ideia...Efeito emoji na comunicação: Entenda como o seu público enxerga a sua marca
Por Cláudia Palhano em 17/07/2024