Gancho publicitário: saiba o que é e como aplicar nas estratégias de marketing e conteúdo
ArtigosO gancho publicitário e comercial são elementos estratégicos de comunicação utilizados para captar a atenção do público de forma rápida e eficaz. E certamente você é diretamente impactado por ele, sem nem perceber.
Essa “técnica” se utiliza de chamadas para ação, elementos semióticos, linguagem publicitária, mas, principalmente, muita análise de público e definição de persona, aspectos fundamentais para se elaborar qualquer campanha assertiva.
Por isso, neste texto, trouxemos um pouco mais sobre o que é e como se aplica o gancho publicitário, e também comercial, além de seu impacto para a marca em relação a mercado e público. Confira!
Mas, afinal, o que é gancho publicitário?
O gancho publicitário é uma ideia central, slogan, frase ou abordagem criativa que desperta o interesse imediatamente e torna a mensagem mais instigante e convincente.
O gancho comercial, por sua vez, também visa captar a atenção do público, entretanto, utilizando-se de uma oferta direta com o objetivo de “capturar a atenção”, e levar a alguma ação, mesmo que diferente da “sugerida”.
Esse gancho deve se conectar emocionalmente ou racionalmente com as necessidades, desejos ou problemas do público-alvo, incentivando que seja feita a compra, o clique ou outra forma de engajamento.
Como o gancho se aplica nas estratégias de marketing e conteúdo?
Além de “fisgar” a atenção, a técnica de gancho, tanto publicitário quanto comercial, demonstra conhecimento do público e, principalmente, que a marca atende às necessidades da persona. Confira abaixo algumas formas de aplicação da técnica.
Capturar a atenção rapidamente
Em campanhas digitais, a atenção dos consumidores é extremamente rápida. Um bom gancho ajuda a prender o interesse nos primeiros segundos de um anúncio ou postagem. Precisa impactar.
Tornar a mensagem mais conveniente
Utilizando uma frase de impacto, uma história envolvente ou um apelo emocional, o gancho permite que uma marca ou produto se destaque na mente do consumidor. Ele, inclusive, é parte integrante de um storytelling bem feito.
Facilitar o reconhecimento de marca
Um gancho bem trabalhado pode ser associado diretamente à marca, criando um elo forte de identidade e facilitando o reconhecimento em diferentes plataformas e contextos. Estão aí o “apenas hoje” e o “só aqui” como exemplos.
Incentivar a ação
Seja por meio de um call to action (CTA) ou de uma proposta irresistível, o gancho atua para gerar uma resposta direta, seja a compra de um produto, o preenchimento de um cadastro, a interação com o conteúdo ou o deslocamento até o estabelecimento.
Exemplos práticos de aplicação
Oferecer uma promoção específica em um estabelecimento, como no caso de estabelecimentos food service, é uma forma de atrair pessoas para o local, mesmo que acabem consumindo algo diferente do produto em promoção.
O gancho aqui seria uma oferta atrativa, que funciona como um chamariz para atrair clientes até o estabelecimento. A ideia é que, uma vez no local, os consumidores possam se interessar por outros produtos, resultando em vendas adicionais.
Isso é muito comum em estratégias de marketing, onde o foco é aumentar o tráfego de clientes e incentivar o consumo, mesmo que o item principal da promoção não seja o mais vendido.
Por exemplo, se o estabelecimento oferece uma promoção de hambúrgueres a preço reduzido, o gancho atrai as pessoas, mas elas podem acabar com remessas, bebidas ou outros itens que tenham maior margem de lucro.
E agora, ficou mais fácil entender o que é gancho comercial ou publicitário? Então, envia esse conteúdo para aquela pessoa que vai gostar do conteúdo e, talvez, precise de uma forcinha para alavancar suas vendas e presença de marca!