É possível ser feliz no trabalho?
InsightsTer funcionários que se sintam parte e que se identifiquem com as crenças e objetivos da organização é cada dia mais importante.
Ter funcionários que se sintam parte e que se identifiquem com as crenças e objetivos da organização é cada dia mais importante.
A comunicação é um fator indispensável no dia a dia das pessoas e deve ser considerada como essencial para os relacionamentos, sejam eles na vida pessoal ou no trabalho. Ela é a base de tudo que nos rodeia e tudo que acontece.
Dentro das organizações isso não é diferente. Para que os processos aconteçam, existem diversas necessidades e dentre elas está a comunicação interpessoal, que pode ser entre funcionários, entre a empresa e o funcionário, além de diversas outras formas e contextos. Sem que as informações sejam compartilhadas, as atividades não podem ser colocadas em prática.
Nos dias atuais, a comunicação é cada vez mais ágil e está trazendo consigo impactos em diversos âmbitos. Nas empresas há um movimento sobre a percepção da importância da comunicação, que além de se preocuparem cada dia mais com as informações que são recebidas pelos funcionários, estão buscando entender o efeito destas no dia a dia.
Em busca de ambientes mais saudáveis para os trabalhadores e de melhores resultados, é possível perceber que as organizações também estão dando importância para a percepção de felicidade dos seus trabalhadores. Ela pode ser formada por razões pessoais, bem como pode ser influenciada por aspectos relativos ao trabalho e este é um dos principais pontos de atenção das empresas.
É possível entender que esse sentimento, quando visto de forma relacionada às atividades laborais depende de alguns fatores, sendo eles ligados a aspectos físicos, relações interpessoais, comunicação com a gestão, entre outros. Dentre esses fatores, um que se destaca é a comunicação interna efetiva entre funcionários com a empresa, que centraliza a relação e troca de informações entre a liderança e seus respectivos liderados.
-
A importância do endomarketing
Um dos principais meios que faz toda a diferença na comunicação interna é o endomarketing. Por meio de comunicados e atividades que traduzam a real cultura das organizações, é possível engajar e motivar cada vez mais os trabalhadores para que se sintam como uma peça fundamental da empresa. Ter funcionários que se sintam parte e que se identifiquem com as crenças e objetivos da organização é cada dia mais importante.
É possível, de diversas formas, dar atenção e engajar cada um dos trabalhadores que fazem com que todas empresas sigam em frente e crescendo. Isso depende das organizações e de seus gestores, que por meio da escolha de estratégias e de uma comunicação interna clara e eficaz podem alcançar resultados cada vez melhores.
E a felicidade? Ela é uma consequência positiva deste processo de atenção e cuidado com cada um ao nosso redor no ambiente de trabalho.
Texto por: Sabrina Borges